Regras de Golfe

As Principais Regras do Jogo de Golfe

As regras de golfe, como em qualquer esporte, estão sempre evoluindo com o jogo. Descubra abaixo algumas das regras básicas do jogo de golfe.

Match Play

Existem duas maneiras de jogar o golfe: match play e stroke play. Em match play, cada buraco é um jogo em si. O placar é determinado assim: se o jogador ganha o primeiro buraco, ele está "one-up". Quem perde está "one-down". Se os jogadores empatam, estão "all-square".

Stroke Play

O placar do stroke play é calculado através da soma de número de tacadas no round que pode ser de 9 ou de 18 buracos. Outro nome para stroke play é medal play.

Suas Responsabilidades

Cada jogador de golfe deve:

  • Conhecer as regras do campo em que está jogado.
  • Tee off na hora certa.
  • Sempre usar o handicap apropriado.
  • Registrar o placar corretamente.
  • Não dar tacada na bola de outrem.

Practicando no campo

Não é permitido fazer "practice shots" para qualquer buraco. Campos de golfe locais podem haver suas próprias regras a respeito disso. É necessário se familiarizar com elas.

Pedindo conselhos

Quando se está jogando um round de golfe, não deve pedir conselho a ninguém além de seu próprio caddy. Também, não deve oferecer conselhos ao seu oponente. Pode, entretanto, pedir informações sobre as regras.

Quando jogar

Após o tee off, a sequência de jogadores é determinado pela distância da bola do buraco. Quem tem a bola mais longe do buraco vai primeiro. Se jogar fora desta sequência, seu oponente pode exigir que joga de novo.

Teeing Ground

A área onde é feito a primeira tacada é chamda de "teeing ground". Você pode colocar a bola entre os tee markers ou atrás deles. É permitido colocar a bola até o comprimento de dois tacos atrás da marca. Se a bola cair do tee, é permitido recolocá-la sem penalidade.

As It Lies

Uma regra de golfe importante é chamada de "as it lies". Isso significa que você é obrigado a dar a tacada na bola de onde está sem movê-la. Também, não é permitido remover ou baixar a grama atrás da bola na esperança de fazer uma tacada melhor. Se a bola cair num hazard, seu taco não pode tocar na areia ou água durante o back swing.

How to Strike

É necessário bater na bola com relativa rapidez. Não pode empurrar ou arrastar a bola com o taco. Não pode tocar o chutar a bola em movimento.

Putting Green

Quando sua bola está no putting green, é permitido remover folhas ou outros materiais soltos da linha de putt. Não pode rolar uma bola para testar o superficie do green.

Batendo no Flagstick

Há várias regras a respeito de bater no flagstick. Aqui são algumas:

  • Se a bola está fora do green, não há penalidade se a bola bater no flagstick.
  • Se a bola está no green, remove o flagstick ou pede para alguém retirá-lo.
  • Em match play, se fizer o putt e sua bola bate no flagstick quando entra no buraco, você perde o buraco. Em stroke play, a penalidade é a adicão de dois stroke a seu placar.

Interferencia da Bola

Se a bola de um outro jogador vai interferir com seu putt, você pode pedir para o dono retirá-la. Se sua bola está perto do buraco e vai interferir com a jogada de outro, você pode levantá-la.

Bolas Impossíveis de Jogar

Se sua bola está num lugar (por exemplo, embaixo de um arbusto) e você não pode dar a tacada, adiciona um stroke ao seu placar e faça uma das seguintes coisas:
  • Volta para onde deu a últimia tacada;
  • Mede dois comprimentos de um taco, coloca a bola e joga dali;
  • Volta a distancia que quiser numa linha reta, coloca a bola e joga dali.

Placar

Dependendo do comprimento do teeing ground até o buraco, o buraco pode ter um stroke rating de par 3, par 4 ou par 5. Par é o numero de tacada que deve levar para colocar a bola no buraco. Cada jogador anota o número de tacada que leva para colocar a bola no buraco. O jogador com a menor soma é o vencedor.