A Bola de Golfe

A História e Desenvolvimento da Bola de Golfe

A Bola de GolfeA menos que você jogue golfe, provavelmente nunca parou para pensar na bola de golfe. Mas, se você pretende praticar este esporte, precisa conhecer bem este item tão importante para o jogo.

O desenho da bola é bastante preciso. O peso tem que ser 45.93 gramas e tem que ter um diâmetro de pelo menos 42.67 milímetros. A United States Golf Association (Associação de Golfe dos Estados Unidos) é quem testa e aprova as bolas que são usadas em competições.

A bola de golfe passou por muitas modificações ao longo de sua história. Durante os primeiros duzentos anos em que o golfe era jogado, os jogadores usavam uma bola de madeira.

Nos meados do século XVII, uma nova bola foi inventada. Conhecido como o “featherie”, tinha um miolo de penas de ganso cobertas com couro de vaca. Por cima do couro aplicavam uma camada de tinta. Esta bola foi usada por uns dois séculos.

Em 1848, Doctor Robert Adams inventou o “gutta percha”, uma bola conhecida como o “guttie”. Gutta percha é um látex inelástico retirado da espécie de árvore chamada de gutta percha. A bola de golfe feita de gutta percha era muito mais aerodinâmica do que a “featherie” e custou menos para fabricar.

No século XX, a bola de camadas múltiplas entrou em uso. O núcleo líquido era coberto por fios elásticos que, por final, era coberto por uma fina camada de plástico. Muitos jogadores preferiram esta bola e, por isso, cresceu o seu uso.

O bola de golfe que é usada hoje em dia tem um núcleo de composto titânico e uma camada exterior de composto de uretano. Que avanço desde os dias de bolas de madeira!

A bola de golfe de hoje tem, no seu superfície, centenas de depressões côncavas que, segundo uma decisão da United States Golf Association, têm que ser simétricas. Existe ao redor da bola uma listra lisa onde não há depressões. A razão que isso existe é que as bolas são fabricadas em duas metades e, depois, unidas e seladas. Há alguns jogadores que acreditam que a alinhamento desta banda lisa afeta a performance da bola.

Embora a maioria das bolas de golfe são brancas, você pode encontrá-las em uma variedade grande de cores. Muitas vêm com logotipos. É possível comprar bolas de golfe personalizadas com seu próprio nome.

A próxima vez que você está jogando golfe, toma um minuto para examinar de perto a bola e fica grato que ela não é de madeira.